O tecido conjuntivo e suas correla es com a
Nome: Joyce Souza da Silva, RGM: 15354717, Fisioterapia 1º ano noturno Professora: Roseli Leite de Freitas
Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo exerce várias funções importantes no corpo como preenchimento de espaço e sustentação dos órgãos, é usado como meio passagem de vasos sanguíneos, reserva de energia nas células adiposas e defesa do organismo através dos linfoides.
Sua estrutura é formada de três componentes: células, fibras e substancia fundamental, esses componentes variam de tecido para tecido e é isso que os diferenciam e indicam suas especializações, entretanto a característica fundamental do tecido conjuntivo é a apresentar a substancia entre suas células, chama de substancia intercelular. Matriz extracelular
A matriz extracelular é um conjunto de fibras com substancia fundamental. Fibras
•
Colágena onde a proteína predominante é o colágeno e sua característica é a resistência.
•
Elástica, a proteína predominante é a elastina e sua característica é a maleabilidade e elasticidade.
•
Reticular, a proteína predominante é a reticulina e sua característica é a união.
Substancia Fundamental: É um elemento de aspecto gelatinoso, incolor e homogêneo. Composto basicamente de água, eletrólitos e proteínas multi-adesivas.
Células do tecido conjuntivo
Fibroblasto ou Fibrócito: Os fibroblastos são células jovens, já os fibrócitos são células velhas, mas que se necessário podem reassumir a forma de fibroblasto. A função do fibroblasto é sintetizar as fibras do tecido conjuntivo as proteoglicanas e glicoproteínas da matriz. Tem origem no tecido, e também exerce a função de excretar colágeno, elastina e proteínas multi-adesivas.
Macrófagos ou Monócitos: Os macrófagos se originam a partir dos monócitos, células do sangue, que por diapedese adentram o tecido conjuntivo ganhando essa nova forma. A função dele é defender o organismo, tem a capacidade de fazer a fagocitose que nada mais é