Correias
Não podemos falar em gerenciamento de projetos sem falar do PMBok.
Para quem não conhece é um guia de boas praticas para gerenciamento de projeto, possui diversos processos e técnicas para a gerencia de qualquer projeto. Pelo fato de ser um guia com informações consensuais identificadas por profissionais da área, quando utilizado no projeto, aumentam as chances de sucesso nesses projetos.
Existe também uma instituição internacional de grande importância que associa profissionais de gestão de projetos, chamada de PMI;
Project Management Institute (PMI), fundada em 1969 por cinco voluntários, no inicio de 2011 foi considerada a maior associação do gênero no mundo. é o maior defensor da profissão de gerenciamento de projetos.
Segundo o site Wikipedia (pt.wikipedia.org/wiki/PMI), o PMI administra e coordena um programa de credenciamento mundialmente reconhecido, que promove o desenvolvimento da profissão e da carreira, o Profissional de gerenciamento de projetos (PMP) é o mais conhecido. Existem atualmente mais de 240.000 portadores da credencial de PMP certificados em todo o mundo. A designação PMP é universalmente reconhecida e aceita porque significa experiência, realização educacional e conhecimento profissional – as verdadeiras bases para uma prática competente como gerente de projetos.
Ao se filiar ao PMI, os gerentes de projetos se associam a uma organização comprometida com a excelência.
Neste trabalho irei abordar uma pequena parte do gerenciamento de projeto, as Áreas de Conhecimento.
Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos
É um conceito utilizado para definir a dimensão do Projeto, como um fluxograma dos processos a serem executados.
Áreas de conhecimento segundo o PMBok (5º Edição, Introdução) , “são elencadas 10 áreas que são definidas por seus requisitos de conhecimentos e descrita em termos dos processos que a compõem, suas práticas, entradas, saídas,