corpo negro
Todo corpo que nos cerca emite um tipo de radiação que é característica da temperatura do próprio corpo, esta radiação é chamada de radiação térmica. Quase todos os corpos podem ser observados por olhos humanos se uma luz for incidida sobre sua superfície, por exemplo, você lê este papel, porque a luz proveniente do sol ou provavelmente de uma lâmpada incide no papel, que a reflete diretamente para seus olhos, mas se você se trancasse em um quarto escuro, certamente não poderia vê-lo, já que o processo descrito anteriormente não poderia acontecer.
No entanto existem corpos que mesmo desprovidos de qualquer fonte que os iluminem podem ser observados naturalmente, estes corpos possuem luminosidade própria e por sua vez se fazem vistos, mas mesmo que estes possuam grandes luminosidades (devido as altas temperaturas em que se encontram) só podemos ver cerca de 10% da radiação total, o restante está na região do infravermelho.
Existe na física um corpo ideal que tem características particularmente importantes, os chamados corpos negros têm a capacidade de absorver completamente a energia incidida sobre eles.
CORPO NEGRO e CORPO CINZENTO
Corpo Negro, ou irradiador ideal, é um corpo que emite e absorve, a qualquer temperatura, a máxima quantidade possível de radiação em qualquer comprimento de onda. O irradiador ideal é um conceito teórico que estabelece um limite superior de radiação de acordo com a segunda lei da termodinâmica. É um conceito teórico padrão com o qual as características de radiação dos outros meios são comparadas.
Corpo Cinzento é o corpo cuja energia emitida ou absorvida é uma fração da energia emitida ou absorvida por um corpo negro. As características de radiação dos corpos cinzentos se aproximam das características dos corpos reais, como mostra esquematicamente a figura 3.
O nome Corpo Negro pode ser dado a alguns modelos físicos em que é extrapolada a característica de absorção e