Corpo Negro - Física Moderna
Um corpo negro é um corpo que emite (ou absorve) radiação eletromagnética em todos os comprimentos de onda, de forma que toda a radiação incidente é completamente absorvida. Todos os corpos emitem radiação, estando a certa temperatura e suas moléculas ou átomos em constante agitação.
Sabendo da emissão de átomos excitados de sódio, mostre um procedimento para determinar quais elementos estão presentes na superfície de uma estrela.
A intensidade de luz em diferentes comprimentos de ondas chama-se espectro de luz. Espectroscopia é uma técnica usada para análise dos espectros de luz. Kirchhoff descobriu que cada elemento químico emite luz com um espectro distinto e bem característico. Cada elemento químico tem a propriedade de mostrar raias (ou franjas) no espectro em comprimentos de onda característicos. Comparando os espectros de luz emitidos de uma estrela com as já obtidas em laboratório é possível determinar a composição química da atmosfera de uma estrela.
Descreva o que é radiação do corpo negro:
Corpo negro por sua definição é todo aquele que absorve toda energia (radiação) que incide em suas paredes. A radiação térmica emitida pelo corpo negro é chamada de radiação de corpo negro.
Qual a diferença entre a radiação do corpo negro e as lâmpadas incandescentes (átomos excitados)?
Nas lâmpadas incandescentes, como os elétrons movem-se rapidamente através do filamento, eles estão constantemente batendo nos átomos que compõem o filamento, à medida que aumentamos a corrente elétrica que passa pelo filamento, o efeito Joule se torna mais intenso, fazendo com que mais elétrons colidam com as resistências do filamento e assim, dissipem mais energia na forma de luz e calor, sendo que nem toda energia dissipada está na forma luminosa, já o corpo negro emite (ou absorve) toda a radiação eletromagnética incidente em sua superfície, em todos os comprimentos de onda, apresentando assim um espectro de luz continuo diferente da lâmpada incandescente que