Corpo humano
Existem 3 tipos de motor utilizados em empilhadeiras: 1- Motor de combustão interna, com ignição por centelha, com kits de ignição e carburação ou com injeção eletrônica. Ex: gasolina e álcool. 2- Motor de combustão interna com ignição por compressão. Neste caso não existem kits, a ignição ocorre por compressão gerada pela bomba injetora e bicows de injeção. Ex: motor e diesel. 3- Motor elétrico: Neste caso o sistema de funcionamento é todo elétrico alimentado por bateria tracionária.
Verificaão diária
As empilhadeiras trabalham 24 horas ininterruptamente. Para seu bom funcionamento, e para de que não haja initerrupção durante a jornada de trabalho, é imprescindivel que antes do início de cada turno se façam as seguintes verificações:
Bateria – água e cabos * Retirar as tampas. * Verificar se a água cobre as placas. * Completar o nível com água destilada, caso necessário. * Aviasar o mecânico, se constatar alguma irregularidade.
(imagem página 37)
Óleo do cárter – nível
* Retirar a vareta. * Limpar a vareta com pano limpo.
(imagem página 38)
* Introduzir até o fim no local de onde foi retirada. * Retirar novamente a vareta. * Verificar se o nível do óleo encontra-se entre os dois traços da vareta. * Completar com óleo SAE- 20-30-40, caso o nível esteja abaixo do traço inferior da vareta.
Óleo do hidráulico – nível
Proceder do mesmo modo que para o óleo do cárter, e caso o nível esteja abaixo do traço inferior da vareta, completar com óleo, recomendado pelo fabricante.
(imagem página 38)
Embreagem – folga
Comprimir o pedal a verificar se a folga está em torno de 1° (polegada).
Freio – folga
Comprimir o pedal e constatar se este encontra resistência.
(imagem página 39)
O pedal nunca deve encostar no assoalho da empilhadeira.
Combustível – quantidade
Verificar se a quantidade é suficiente através dos mercadores.
(imagem página 39)
Preferir botijões com