Corpo De Prova
Sumário
1. Introdução Teórica
2. Objetivo
3. Ferramentas necessária para o ensaio
4. Procedimento Experimental
5. Resultados
5.1. Discursão
6. Conclusão
1. Introdução
Quando realizamos um obra de Construção Civil, é extremamente importante termos um apurado controle tecnológico nos materiais e procedimentos que utilizamos. No uso do concreto não é diferente. O principal fator que deve ser observado quando da utilização deste tipo de material é sua resistência mecânica. Para tanto, são necessários testes que comprovem a resistência do concreto aplicado em sua obra. Estes testes são realizados em Corpos de Prova, colhidos no local da obra.
2.Objetivo
A necessidade da realização de ensaios técnicos se deve a manter uma padronização e qualidade do concreto. Verifica a capacidade real de resistência de uma determinada quantidade de concreto e assim, determina-se o melhor material a ser utilizado na obra devido à disponibilidade do material.
Este relatório, juntamente com a aplicação prática, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realização de um ensaio padronizado de compressão. Além disso, a elaboração do relatório proporciona um a compreensão dos dados obtidos para uma análise para se encontrar as propriedades do concreto ensaiado.
3.0 Ferramentas Necessárias Para o Ensaio
• Betoneira ou misturador de concreto;
• Balança;
• Colher de pedreiro;
• Moldes cilíndricos
• Colarinho para preenchimento; • Tronco de cone para abatimento;
• Corpos de provas cilindros
4.0. Procedimento Experimental
A partir das condições padrão estabelecidas pelo professor, deu-se prosseguimento a determinação do traço utilizado neste ensaio:
Traço= 1: 2: 3: 0,61
Vm= 30 dm² = litros
Resistência: 240 Kg/cm² = 25,4 Mpa
MASSA UNITARIA
MASSA ESPECIFICA
Cimento= 1,4
Cimento= 3,15
Areia= 1,51
Areia= 2,63
Brita= 1,65
Brita= 2,65
Volume areia: => = 1,42 L
Volume da Brita: => = 1,98 L
Volume