Corpo de prova, cimento experimental
Preparo de corpo de prova(Concreto), Rompimento do bloco da primeira aula:
1º Pegamos o molde, uma bacia, socador, pá de reboco.
2º Antes de proced er à moldagem dos corpos-de-prova, os moldes e suas bases devem ser convenientemente revestidos internamente com uma fina camada de óleo mineral..
3º Os moldes segundo a NBR devem ter altur a igual ao dobro do diâmetro. O diâmetro deve ser de 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm ou 45 cm. As medidas diametrais têm tolerância de 1% e a altura, 2%. Os planos das bordas circulares extremas do molde devem ser perpendiculares ao eixo longitudinal do molde. Fazemos o calculo da massa com os dados arrecadados (H*pi*R^2). No caso utilizamos o de 20 cm e obtivemos 1 litro e 570 gramas.
4º Escolhemos a brita 01, a areia comum com média humidade nas relações de 1:2:3:0.6 Dessas proporções fazemos o calculo e obtivemos a quantidade de, 0,280L de cimento, 0,168L de água, 0,560L de areia, e 1,260g de brita (utilizando a densidade de 1,5 da brita 01 e o volume de 0,840L).
5º Misturamos primeiro a areia e o concreto de forma a ficar homegeneo.
6º Misturamos ágora a pedra, e a medida que colocaos pedra jogamos água.
7º Após a dissolução total da água preenchemos o molde. Ao introduzir o c oncreto, deslocar a concha ao redor da borda do molde, de forma a assegurar uma distribuição simétrica e, imediatamente, com a haste em movimento circular, nivelar o concreto antes de iniciar seu adensamento. Segundo normas de ABNT.
8º Usamos uma aste de metal para dar golpes no concreto e organizar a brita lá dentro.(segundo normas ABNT Deve ser feita em função do abatimento do concreto, determinado de acordo com a NBR NM 67, e das seguintes condições: a) os concretos com abatimento compreendido entre 10 mm e 30 mm devem ser adensados por vibração; b) os concretos com abatimento compreendido entre 30 mm e 150 mm podem ser adensados com a haste (adensamento manual) ou por vibração; c) os concretos com abatimento