Relat rio CONCRETO
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS - CTRN
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL - EAC
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EXPERIMENTAL
Ensaios de
Concreto
Professora: Lêda Christiane de Figuerêdo Lopes Lucena
Dupla: Luiz Gonzaga de M. júnior (111210808)
Rómulo ( )
1. Introdução
O concreto também chamado betão é o material mais importante e mais utilizado na construção civil. È resultante da mistura de um aglomerante (cimento), agregados miúdos, agregados graúdos e água. Em alguns casos são adicionados aditivos com a finalidade de modificar suas características físicas e químicas.
Fazendo uso dos “materiais cimentícios”, o homem teve a possibilidade de construir as edificações e todas as principais obras de que necessitava para viver, como habitações, barragens, obras sanitárias, entre tantos outros tipos de construção.
Algumas das aplicações mais importantes do concreto são: estrutural, revestimentos, pavimentos, paredes, canalizações, fundações, entre outras.
O consumo mundial total de concreto, no ano de 1963, foi estimado em 3 bilhões de toneladas, ou seja, uma tonelada por ser humano vivo. O homem não consome nenhum outro material em tal quantidade, a não ser a água.
O concreto possui três principais propriedades mecânicas, que são resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidades. Ambas são medidas a partir de ensaios em laboratórios que atendem critérios estabelecidos pelas normas técnicas e em condições específicas. De modo geral, os ensaios de concreto são realizados para controle de qualidade e para verificar se ele atende às especificações de projeto.
2. Objetivos
Os ensaios realizados com o concreto têm como objetivo principal a determinação experimental do traço através da dosagem experimental de controle rigoroso, do abatimento do concreto através do slump para a verificação da trabalhabilidade do mesmo e da resistência à compressão