Corossão
Define-se corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliada ou não a esforços mecânicos.
A corrosão por ação eletroquímica é o caso mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente na presença de água. Dá-se por duas formas principais: Quando o metal está em contato com um eletrólito (solução condutora, ou condutor iônico, que envolve áreas anódicas e catódicas ao mesmo tempo), formando uma pilha de corrosão (ex.: formação da ferrugem); ou quando dois metais são ligados por um eletrólito, formando uma pilha galvânica.
Já a corrosão por ação química consiste no ataque de algum agente químico diretamente sobre determinado material, que pode ou não ser um metal. Não é necessária a presença de água e não há transferência de elétrons como na corrosão eletroquímica.
Sendo assim, a corrosão é um processo espontâneo, que está constantemente transformando os materiais de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixam de satisfazer os fins a que se destinam. No processo de corrosão, se estabelecem duas reações responsáveis por tal fenômeno, sendo elas, a oxidação e a redução (Almeida, Joaquim; 2008).
Diversos conceitos são apresentados para explicar o fenômeno de oxirredução. De modo geral, a oxidação é o ganho de oxigênio por uma substância, e a redução é a retirada de oxigênio de uma substância. Porém atualmente o conceito é dado em termos de elétrons, onde, a oxidação é a perda de elétrons por uma espécie química e redução é o ganho de elétrons por uma espécie química.
Esta prática tem o objetivo de analisar a corrosão por meio de alguns produtos de limpeza em diferentes meios metálicos. Este experimento estar relacionado com as situações de corrosão encontradas no universo da mecânica.
II. OBJETIVO
O objetivo do presente trabalho que será apresentado a seguir é observar o processo de corasão por meio da ação de materiais de limpeza em três tipos de