cornos
NÚCLEO DE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR – NVEH
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS – HUGV
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
Gostaríamos de abrir o ano de 2013 com nosso 1º boletim trimestral dando boas vindas aos novos residentes do HUGV. Para estes, e para aqueles que não conhecem a atividade do NVEH do HUGV segue abaixo algumas informações para esclarecimento.
O que é Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar (VEAH)?
É “o conjunto de atividades que permitem reunir a informação disponível para conhecer em todo o momento a conduta ou história natural da enfermidade, detectar ou prever qualquer mudança que possa ocorrer por alterações dos fatores condicionantes para recomendar oportunamente, sobre bases firmes, as medidas indicadas e eficientes que levem à prevenção e controle de doenças.”
As instituições hospitalares representam importantes fontes de informações sobre as Doenças de Notificação Compulsória (DNC), pois o acompanhamento dos casos suspeitos possibilita identificar a ocorrência de surtos e epidemias de forma precoce, assim como, a implementação de medidas de controle e prevenção na comunidade, visando à interrupção da cadeia de transmissão de doenças entre a população hospitalizada e desta forma evitando o aparecimento de casos secundários.
Quando foi criada?
Em 2004, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) instituiu o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar (SNVEAH) com a Portaria 2.529/2004, criando uma rede de 190 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) em hospitais de referência no Brasil.
Qual é o objetivo da VEAH?
Detectar e realizar a investigação das doenças de notificação compulsória atendidas nas instituições hospitalares, uma vez que o hospital é uma porta de entrada de pacientes com doenças transmissíveis. Essa medida possibilita controle junto à população e