Corespondencia
Correspondência particular:
Correspondência oficial: é o meio pelo qual se procura estabelecer relações de serviço na administração pública. Para que tais relações obtenham efetividade, traçam-se normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comunicações escritas.
Correspondência empresarial:
Redação técnica: caracteriza-se como tipo de linguagem escrita regida por princípios de objetividade e de obediência à norma gramatical. O campo de utilização dessa modalidade de linguagem abrange artigos e teses científicas, e redação comercial ou administrativa. Os princípios utilizados na linguagem técnica são a clareza, a concisão, a precisão, o tratamento. Formalmente, a redação técnica ainda se preocupa com a estética, englobando elementos como margens, parágrafos, espaço interlinear, espaço entre parágrafos, divisão do texto em tópicos e capítulos.
Abaixo-assinado: de modo geral, é empregado para designar a pessoa que assina o documento ou a petição. Pode referir-se também a documento, petição ou requerimento firmado ou subscrito por várias pessoas que pedem a concessão de alguma medida considerada. É dirigido à pessoa ou à autoridade que tem atribuição para decidir a respeito daquilo que se pede.
Apostila: Para os estudantes, significa uma publicação avulsa com objetivos didáticos, geralmente datilografados e mimeografados e de utilização restrita e em sentido oficial, significa breve nota, adicionamento à margem de uma escritura. É um ato pelo qual se acrescentam informações a um documento público ou ato administrativo anterior a fim de esclarecê-lo, interpretá-lo ou complementá-lo. É um documento complementar de um ato.
Ata: é um registro em que se relata o que se passou numa