Cores
1.1 Definição
Cor é definida como a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. O olho é um instrumento integrador de estímulos. Ele nunca percebe um estímulo isolado, mas um conjunto de estímulos simultâneos e complexos, que interagem entre si, formando uma imagem, que pode ter características diferentes daqueles estímulos, quando considerados isoladamente. 1.2 Características físicas das cores
A cor é relacionada com os diferentes de comprimento de onda do espectro eletromagnético, variando de 400 a 750 nm. As seguintes bandas são as principais:
Azul – abaixo de 480 nm
Verde – 480 a 560 nm
Amarelo – 560 a 580 nm
Laranja – 590 a 630 nm
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas eletromagnéticas e refletem as restantes. Essas ondas refletidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco. A cor branca, neste sentido, é o resultado da sobreposição de todos as cores. A cor preta, em contrapartida, é o contrário e define-se como sendo a ausência de cor.
Um objeto verde, por exemplo, significa que absorve todos os comprimentos de onda, exceto aqueles em torno de 500 nm, que produzem a sensação de verde.
Dentre o grupo de cores temos as cores primárias que são aquelas que existem sem a mistura de outras cores, ou seja, não pode, se decompor em outras. São assim denominadas por serem as primeiras cores (azul, vermelho e amarelo), das quais, juntas formam outras cores, denominadas secundárias.
Além das cores primárias, cujas misturas produzem as outras cores, existem também as cores complementares que se anulam mutuamente, ou seja, aquelas cujas misturas produzem a braca.
1.3 Sistema Munsell de Cores
O sistema de cores de Munsell é um sistema de ordenamento de cores percentualmente uniforme que possibilita um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de