Cores, fontes e formas de interface
INTRODUÇÃO
Os primeiros registros de informações sobre a humanidade foram realizados sob a forma de imagens, como podemos perceber através das pinturas encontradas nas cavernas por todo o mundo. Com a chegada da escrita, as informações passaram a ser amplamente difundidas através dos séculos. Porém, atualmente, as novas tecnologias de informação contribuem para que as imagens adquiram um grande valor como mensagem em relação à escrita, que dominou os meios de comunicação por muitos anos e vem perdendo espaço para a linguagem visual, devido ao poder de atração e fixação que a linguagem visual exerce sobre os indivíduos.
Os dados visuais transmitem informação em presença dos dados textuais ou isoladamente, como na utilização de símbolos gráficos (pictogramas).
Layout da interface
O layout da interface não se relaciona apenas à sua aparência, que contribui para a experiência subjetiva e emocional de recepção e ação. O estilo visual, com fontes, cores, imagens, composição, é parte integrante do design da informação e da funcionalidade das mídias digitais.
O layout da interface influencia a primeira impressão, de caráter subjetivo, do usuário que a utiliza, especialmente daqueles que o fazem pela primeira vez. Uma primeira impressão positiva facilita a compreensão da estrutura do conteúdo e do conceito, bem como da funcionalidade da interface.
De qualquer forma, os autores de modo geral reconhecem que a identificação inicial dos elementos de layout ajuda a compor a experiência de interlocução entre usuário e interface. E a primeira impressão se forma rapidamente (a média de permanência dos usuários em páginas web é de 27 segundos (Nielsen).
Além de criar empatia imediata com o usuário, o layout da tela influencia a facilidade de encontrar informações de maneira intuitiva. Uma interface saturada de instruções, sinais,