Trabalho de Ergonomia e Usuabilidade
USABILIDADE
Professora: Shirlei M. Vendrami shirlei.vendrami@gmail.com Definições
Ergonomia =
Ergo (grego): trabalho
Nomos (grego): regras, leis.
“Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente”.
Site da Associação Brasileira de Ergonomia:
www.abergo.org.br
A ergonomia de interfaces com o usuário e a usabilidade que elas proporcionam são diferenciais que cada vez mais atraem o interesse do setor público e empresarial no
Brasil.
Diversos projetos surgiram ou se consolidaram no Brasil tendo por objetivo a usabilidade, a acessibilidade e a experiência de usuários de interfaces humano computador. Abordam tema como Padrões de
Projetos, Web analítica, testes de usabilidade remotos, abordagem ágil, usabilidade e jogabilidade de videogames e experiência com o usuário. Interfaces simples, intuitivas e fáceis de usar – interfaces com estas qualidades fazem com que usuários se sintam confiantes e satisfeitos por atingirem seus objetivos com menos esforço, em menos tempo e com menos erros.
Para as empresas o retorno dos investimentos em ergonomia e usabilidade são recompensados de diversas formas:
• aumento de produtividade e do número de vendas,
• diminuição do tempo de treinamento e da estrutura de suporte, • além da melhoria de sua imagem no mercado.
O uso de sistemas de uso frequente e profissional que se utilizam de interfaces ruins que dificultam o uso, os aborrecimentos e frustrações podem levar à ansiedade e ao estresse em decorrência da perda de produtividade e da obrigação de utilizar um sistema imposto pela chefia. Muitas vezes este estresse pode levar a psicopatologias.
Mais tarde elas somatizam e passam a apresentar dores de cabeça, tendinites, palpitações, cólicas. Em casos extremos, podem desenvolver ansiedade generalizada, comportamento compulsivo, crises de pânico.
“As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez,