Coreia do sul
A Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia, é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Ela possui apenas uma fronteira terrestre com a Coreia do Norte, no qual formaram um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coreia, que o separa do Japão, e a oeste com o Mar Amarelo. Seu território compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam, dentre as quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt. Quase metade de sua população vive na capital, Seul, ou em suas áreas metropolitanas, que é uma das maiores do mundo.
A Coreia é uma das civilizações mais antigas do mundo. Historiadores e arqueólogos afirmam que a península foi ocupada desde o Paleolítico Inferior. Ao longo de sua história, a Coreia sofreu enumeras guerras e invasões, tanto chinesas como japonesas. Desde o estabelecimento da república moderna em 1948, a Coreia do Sul debateu-se com sequelas de conflitos bélicos, como a Guerra da Coreia (1950-1953) e décadas de governos autoritários. Apesar de ser oficialmente uma democracia de estilo ocidental desde a fundação da república, as eleições presidenciais sofreram grandes irregularidades que só terminaram em 1987, quando as primeiras eleições diretas e justas foram levadas a cabo e o país passou a ser considerado como uma democracia multipartidária.
Sua economia apresenta uma crescente desde a década de 1950. Atualmente, esta entre as 20 maiores economias do mundo e consequentemente esta classificado como um dos países mais desenvolvidos. Também se encontra entre os países mais avançados tecnologicamente e um dos melhores em comunicações; é o terceiro país com o maior número de usuários de Internet de banda larga entre os países-membros da OCDE, sendo também um dos líderes globais na produção de aparelhos eletrônicos, como dispositivos semicondutores e telefones celulares. O país conta com uma das