Cordilheira do Himalaia
Cordilheira é a denominação que se dá a um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro entre duas placas tectônicas. A Cordilheira do Himalaia abrange 05 países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão), tem cerca de 2.500km de extensão e chega a ter uma largura de até 400 km.
A cadeia montanhosa do Himalaia é o lar dos picos mais altos do planeta, tendo o monte Everest (8.848m) como ponto culminante, somente no Himalaia há mais de 100 picos excedendo os 7.200m de altitude.
Na cordilheira do Himalaia estão localizadas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros, projeto de muitos montanhistas. A primeira pessoa a escalar todos os 14 cumes foi o montanhista italiano Reinhold Messner, que completou a façanha em 1986. As altas altitudes do Himalaia são cobertas por neve durante todo o ano, contendo um grande número de glaciares, que dão origem aos maiores rios da Ásia. Um dos mais importantes rios que nascem na cordilheira é o Ganges, que só na Índia provê água para beber e para o cultivo de mais de 500 milhões de pessoas. O Rio Ganges é considerado sagrado para o povo hindu, e todo o ano milhares de pessoas fazem a peregrinação para conhecer a nascente do rio.
Os Sherpas
Famosos por ter o Monte Everest como pano de fundo - a montanha mais alta do mundo - os sherpas desenvolveram uma cultura e um modo de vida fascinantes, misturados aos perigosos picos entre os quais moram. Onde o mundo vê um obstáculo