Cordados
Engenharia e Gestão do Ambiente
- Biodiversidade Animal -
Chordata
César Miguel Meneses Pimentel
Índice
Introdução Pág. 3
Cordados Pág. 4
Cephalochordata Pág. 5
Uruchordata Pág. 7
Craniata Pág. 9
Vertebrata Pág. 10
Peixes Pág. 14
Anfíbios Pág. 19
Repteis Pág. 21
Aves Pág. 23
Mamíferos Pág. 26
Conclusão Pág. 35
Introdução
O objectivo deste trabalho é definir o filo Chordata e todos os subfilos que são Urochordata, Cephalochordata, Craniata e Vertebrata que inclui Mamíferos, Aves, Repteis, Anfíbios e os Peixes, e as suas características morfológicas, de modo a compreender a sua evolução desde os Cordados mais antigos até aos mais recentes.
Cordados
Os cordados (chordata) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, anfixiosos e os tunicados estes animais são caracterizados pela preçensa de uma simetria bilateral, notocorda sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós anal, em pelo menos uma fase de sua vida, os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados sem notocorda quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo antero posterior metamerismo e cefalização, o grupo abrange animais adptados para a vida na água,na terra e no mar os cordados, juntamente com dois outros filos, o hemichordata e o echinodermata, formam o grupo das larvas, pelo desenvolvimento das aberturas embrionárias e da cavidade peritoneal ou peritónio (evolução de celoma dos invertebrados).
Internamente os cordados são divididos em três subfilos: uruchordata, cephalochordata e vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urucordados o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto, os cephalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vertebras. Já nos vertebrados excepto