Cordados
Filo Chordata
Natalia Panis
301
Alvorada, 2014
Sumário
1………………………………………………… Capa/folha de rosto
2………………………………………………… Sumário
3…………………………………………………. Introdução
4…………………………………………….……Principais características dos Cordados
5…………………………………………………. Subfilo Urochordata
6…………………………………………………...Subfilo Cephalochordata
7…………………………………………………... Subfilo Vertebrata ou Craniata
Introdução
Os cordados são animais cuja principal característica é a presença de notocorda (estrutura localizada entre o tubo digestivo e a medula espinal). Nos vertebrados, esta estrutura é substituída pela coluna vertebral. Existem três grupos de cordados: tunicados, vertebrados e anfioxos.
Principais características dos Cordados:
Todo cordado apresenta, pelo menos em alguma fase de sua existência:
Notocorda, situada ao longo do eixo mediano dorsal do animal;
Um tubo nervoso localizado dorsalmente acima da notocorda;
Fendas situadas bilateralmente na faringe;
Cauda pós-anal, primariamente importante para a propulsão no meio aquático. Dela, apenas um vestígio – o coccix – restou nos seres humanos.
Uma classificação satisfatória dos cordados consiste em agrupá-los em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata (ou Craniata). Os urocordados e os cefalocordados tambpem são conhecidos como protocordados. Os protocordados não possuem crânio, nem cartilagem, tampouco ossos.
Entre os vertebrados os mais primitivos são os que possuem boca circular e sem mandíbulas. Esses compõem os grupos dos vertebrados amandibulados ou ágnatos (do grego, a= ausência, gnathos= maxila).
Por possuírem boca circular, também são conhecidos por ciclostomados (do grego, kúklos= círculo, stoma= boca). Os exemplares mais conhecidos atualmente são as lampreias.
Lampreia
Subfilo Urochordata
Também conhecidos como tunicados, nome que se deve ao envoltório do corpo, uma túnica espessa cuja composição química é a tunicina, substância que se assemelha a celulose.
Os