Corações Partidos
Resumo da Obra
Crica é uma jovem de 16 anos ,que viveu uma decepção amorosa no passado e decide morar no sítio da família com sua avó Glaura
Crica passava a tarde no cemitério da família refletindo na vida.
Em uma conversa com sua avó ,Crica descobre que toda trisneta recebe o nome de sua trisavó ,isso é uma tradição de família, e por isso que entre as lápides do cemitério existe uma com o nome Aurélia Cristina ,o mesmo nome da jovem.
Maurício ,um velho amigo de sua avó aparece todos os dias nos finais de tardes no sítio , e implica muito com Crica.
Em um final de tarde ,Maurício chega no sítio e Crica vai direto para seu quarto. Glaura e Mauricio lembram do livro Senhora, de Jose de Alencar., Glaura teve a ideia de dar o livro para sua neta ler pois eles acharam que era o momento certo para a menina tentar vencer sua decepção amorosa.
Glaura começa a ler o livro para sua neta ,apesar de Crica não gostar muito da ideia .
Crica e dona Glaura discutem o começo da historia do livro Senhora .Depois da chegada de Mauricio,ele e a jovem tem uma grande discussão sobre o livro e sobre a vida de professor de literatura que Mauricio tinha .Logo após Crica descobre que toda mulher de sua família que lê o livro deixa sua assinatura na contra capa dele.
Logo depois ,Crica procura em um velho dicionário o significado da palavra “Ex-líbris” , que significa “pertence a alguém “ , e Crica descobriu que o livro havia pertencido a sua parente Glaura Martiniano (foi ela quem o escreveu).
Alguns dias depois dona Glaura conta para sua neta a sua história de amor do passado com Maurício .
Crica lê um poema de sua autoria para a avó e no decorrer dessa conversa entre elas,dona Glaura mostra uma carta mandada por Juninho( ex- namorado de Crica ).Apos isso Glaura volta para casa e a menina fica entre as lapides desabafando para seus parentes como ocorreu a sua historia com Juninho.
Depois desse momento Crica ficava silenciosa sempre com o