Coração
O sangue venoso circula apenas nas cavidades direitas do coração (átrio direito e ventrículo direito) já o arterial circula nas cavidades esquerdas (átrio esquerdo e ventrículo esquerdo). Entre o átrio e ventrículo esquerdos existe uma válvula denominada bicúspide ou mitral responsável por impedir o refluxo de sangue, entre o átrio e ventrículo direitos a válvula chama-se tricúspide e possui a mesma função. A parede da cavidade esquerda do coração é bem mais espessa que a direita uma vez que essa cavidade onde estão localizados o átrio e ventrículo esquerdos é responsável por bombear o sangue para todo o corpo.
Nos mamíferos, a circulação é dupla, completa, fechada e unidirecional. Dupla porque é formada por pequena e grande circulação, completa porque não há a mistura de sangue venoso e arterial devido ao septo interventricular, fechada pois o sangue circula em vasos sanguíneos e não há a presença de hemoceles e unidirecional já que o sangue circula numa única direção.
O sangue arterial chega através das veias pulmonares no coração, passa pelo átrio e ventrículo esquerdos que realizam movimentos de contração e relaxamento-sístole e diástole respectivamente- controlados pelo músculo cardíaco miocárdio. O sangue venoso chega através da veia cava, superior e posterior e faz a mesma rota. Os átrios realizarão sístole para que o sangue chegue aos ventrículos e os ventrículos já estarão em diástole para que se acumule