Copiadora case
Kátia Lima, após sua formatura no curso de Administração, foi promovida à Chefe de Caixas do Banco Geral do Brasil (BGB). Um ano depois, seu tio, Jerônimo, faleceu deixando sua tia Clara sozinha para cuidar da loja “Lima Cópias e Imagens” situada no centro de Novo Hamburgo. A tia Clara lhe fez a seguinte proposta: “Não tenho condições de gerenciar a loja, quero que você assuma o negócio, ficando com 50% do lucro do ponto.”
Após avaliar que o banco não lhe apresentava grandes perspectivas e a loja possuía uma boa estrutura, um bom volume de cópias, 10 funcionários e era bem localizada, Kátia assinou um contrato de 02 anos com sua tia. Depois de um mês gerenciando a empresa, Kátia identificou os seguintes problemas:
A cadeia de lojas “CopyStar”, um rede de atuação nacional e especializada no ramo, instalou uma loja concorrente há três quadras da empresa. Os lucros da empresa da tia Clara não eram satisfatórios há pelo menos 06 meses.
30% dos clientes organizacionais atrasavam constantemente seus pagamentos, alguns até já fecharam suas portas.
Júlio, o funcionário especializado em editoração eletrônica, deseja sair da empresa, pois acredita que seu salário é muito baixo.
RESPONDA:
a) Quais são as sugestões que o grupo dá para Kátia resolver seus problemas?
Após identificar os problemas Kátia precisa traçar um plano de ação, planejar, organizar e dirigir. Também precisa buscar sanar os problemas internos e mostrar aos funcionários que a empresa tem possibilidades de se recuperar. Através de reuniões periódicas com os funcionários incentivá-los a solucionar os problemas que a empresa enfrenta.
Ver se as tarefas estão sendo desenvolvidas, acompanhar se o que foi planejado está sendo executado, prestando suporte para o desempenho das tarefas.
Já que os lucros não eram satisfatório a pelo menos 6 meses e que alguns clientes já teriam fechado as portas, com certeza o volume de copias não era mais o mesmo, estudaria se