coperviva
515 palavras
3 páginas
COPERVIVA As ações voltadas à coleta seletiva dos resíduos sólidos, triagem, e a inclusão dos catadores desses materiais, são diretrizes que conduzem a sociedade e o poder público à busca de alternativas para reduzir a quantidade de resíduos produzidos e dispostos inadequadamente no meio urbano, e, consequentemente, ao desenvolvimento e fortalecimento da questão social, ambiental e cultural, no que tange ao indivíduo e à comunidade.
O impulso da sociedade à prática de consumo, tendo em vista o modelo de desenvolvimento econômico predominante, reflete suas consequências no âmbito ambiental, pois proporciona resultados e impactos, gerados no pós-consumo: os resíduos sólidos.
A produção excessiva e diversificada de resíduos na sociedade urbana atual tem ocasionado impactos negativos na esfera política, ambiental e social, dificultando a gestão sustentável desses resíduos urbanos, tendo como consequência a preocupação dos gestores públicos em nível municipal, estadual e federal.
Assim, minimizar a produção dos resíduos é uma das principais metas para a redução dos impactos negativos ocasionados aos recursos naturais, e, consequentemente, ao ser humano. Para a redução dos resíduos sólidos são necessárias medidas que implicam na mudança de hábitos e dos padrões existentes de produção e de consumo, bem como a implantação de um sistema de gerenciamento integrado, sustentável economicamente, socialmente justo e ambientalmente eficiente.
Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº. 12.305), sancionada em 2 de agosto de 2010, diversas ações e projetos têm se desencadeado nos municípios brasileiros, com o objetivo de implementar a gestão eficiente dos resíduos sólidos. A regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) enfatiza os catadores de materiais recicláveis. Está definido que o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos e a logística reversa priorizarão a participação de cooperativas ou de outras formas de associação de