Copasa ETE Do On A
Inaugurado em 2006, a estação de tratamento de esgoto do Ribeirão do onça(ETE Onça) que fica localizada na rodovia MG-20 próximo ao bairro ribeiro de Abreu,é considerada a maior estação de tratamento de esgoto da America latina a adotar a tecnologia de reatores anaeróbios.
A unidade do onça contribui e muito na melhoria da qualidade da água dos rios da velha e são Francisco, essa estação de tratamento tem capacidade para tratar 1800 litros por segundo e futuramente será ampliada para 3600 litros por segundo.
As ETEs são constituídas por três tipos de tratamento,são eles:Tratamento preliminar ;Tratamento primário e Tratamento secundário.Nessas etapas cerca de 90% do lixo orgânico e de sólidos grosseiros são retirados.
No Tratamento preliminar são utilizados caixas de areias ou peneiras para reter os maiores resíduos e impedir que prossigam no tratamento e que prejudique as próximas etapas do tratamento.
No Tratamento primário é utilizado a decantação,os sólidos que se acumulam no fundo do decantador,formando assim o lodo primário que depois é retirado para da seqüência ao tratamento.
No Tratamento secundário os micro organismos se alimentam da matéria orgânica transformando-as em gás carbônico
Investir em estações de tratamento de esgoto melhora a qualidade de nossos rios e melhora a qualidade de vida da nossa população.Com a canalização de nosso esgoto e o tratamento do mesmo,as doenças e internações hospitalares diminuiriam muito e assim nossos rios ficariam mais limpos.
Mas infelizmente nossa realidade é outra,apenas 10% do esgoto residencial é tratado,os outros 90% são despejados em rios e córregos,ocasionando assim a alta poluição de nossos rios e o aumento de doenças.