copas do mundo
A primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai, surgiu do sonho do presidente da Fifa, na época uma entidade de apenas 24 anos, Jules Rimet, em realizar um torneio reunindo seleções de todo o planeta.
O troféu, batizado de Copa do Mundo, passou a se chamar Jules Rimet, em 1946, e décadas mais tarde ficaria de posse definitiva da Seleção Brasileira.
Esvaziada com a desistência de muitas seleções européias, somente França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica atravessaram o Oceano Atlântico. Do continente americano disputaram Brasil, Argentina, Chile, México, Bolívia, Peru, Estados Unidos e Paraguai, além dos uruguaios, donos da casa.
Após 17 partidas e 64 gols marcados, a Copa chegou à decisão com os rivais da decisão olímpica de dois anos antes. O Uruguai, medalha de ouro em 1924 e 28, venceu a Argentina por 4 a 2, no estádio Centenário.
Dorado abriu o placar e colocou o Uruguai em vantagem aos 12 min de jogo. Peucelle, aos 20min, e Stábile, aos 37min, viraram o jogo para os argentinos. No segundo tempo, empurrado por sua fanática torcida, o Uruguai dominou a partida e Cea, Iriarte e Castro definiram o placar.
Copa de 1934
A copa de 1934 foi relizada na Itália(primeira em solo europeu) entre os dias de 27 de Maio a 10 de Junho. 16 participantes fizeram presentes na ''bota'' para encarar uma disputa no estilo ''mata-mata'', isto é, logo de cara vinham as oitavas de final, quartas, semis e final. Quem perdesse o primeiro jogo já dava adeus a competição, como foi o caso do Brasil, que fez uma campanha pífia, levou 3x1 da Espanha e já voltou pra casa. Os jogadores paulistas(os melhores do Brasil na época) boicotaram a seleção devido a grande rixa com os cariocas(maioria do escrete brasileiro). Foi a primeira Copa com a disputa do terceiro lugar. O Uruguai, em represália ao boicote da maioria das seleções européias em 1930, boicotou a edição de 1934 e se tornou o primeiro(e único) campeão a não defender o titulo mundial no campeonato seguinte.