copa
A comunidade quilombola Manoel Ciriaco dos Santos, localizada no Município de Guaíra – PR na localidade de Maracaju dos Gaúchos. Foi reconhecida em 2007 pela Fundação Zumbi dos Palmares.
Nessa comunidade, hoje, vivem 07 famílias, perfazendo o total de 42 pessoas. Ocupam uma área de 06 alqueires antes eram 15 alqueires, depois da saída 40 pessoas foram vendidas 9 alqueires. Más o espaço de exploração é menor devido a área de reserva às margens do córrego Birigui, ao fundo (sul) da propriedade.
De acordo com o relato do senhor José Maria dos Santos, filho do patriarca Manoel Ciriaco dos Santos filhos de escravos chegaram à localidade de Maracaju dos Gaúchos no ano de 1964, vindo do estado de Minas Gerais, da localidade de Santo Antônio do Itambé do Cerro, hoje Itambé do Cerro (norte de MG).
Seus antepassados trabalharam na mineração, nos engenhos de açúcar.O senhor Manoel Ciriaco dos Santos trabalhou nas lavouras cafeeira, deste trabalho é que ajuntou o dinheiro para comprar a propriedade. Ele veio com a família que era composta por 08 filhos. Ao chegar aqui, comprou 15 alqueires de terras férteis e planas, ótimas para o desenvolvimento da agricultura.
A comunidade de Maracaju dos Gaúchos é formada por descendentes de italianos, por isso a convivência não foi fácil, eles eram impedidos de comprar os alimentos básicos nas vendas ,frequentar a igreja e as festas da comunidade. Devido a estes constantes constrangimentos (discriminação/racismo) isolou-se, assim permaneceu desconhecida para os moradores da cidade e pelo município por um longo período de 1964 a 2003.