Copa Do Mundo
Guilherme Rodrigues da Silva
Prof: Rosane Rosa
5° ano
Países participantes
América do Norte, Central e Caribe Estados Unidos
México
Honduras
Costa Rica
América do Sul Brasil
Argentina
Uruguai
Colômbia
Chile
Equador
Ásia Irã
Austrália
Coreia do Sul
Japão
África Argélia,
Costa do Marfim
Gana
Nigéria
Camarões
Europa
Alemanha
Itália
Suíça
Bélgica
Holanda
França
Espanha
Portugal
Inglaterra
Croácia
Rússia
Grécia
Bósnia-Herzegovina
O Mascote
Fuleco, o Tatu é o mascote oficial da copa do mundo de 2014 no Brasil. O mascote apresenta a cor amarela e tem a carapaça azul. O nome é uma junção de Ful (futebol) e Eco (ecologia), um jogo de palavras. O tatu é uma espécie em perigo, e nativa brasileira, encontrada em cerrados e gramíneas, em grande parte do território brasileiro. O mascote é o mais popular de todos os tempos; uma pesquisa comprova que 89% dos brasileiros já tinham visto o novo mascote 24 horas depois da anunciação dos mesmos pelos veículos de mídia. O mascote traz uma ideia de paixão pelo futebol e sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente, por se tratar de uma espécie correndo risco de extinção.
Bandeira
Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.
Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser