COPA DA DESIGUALDADE
Tipos de Desigualdades
•Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda;
•Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo;
•Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados;
•Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres).
Devido às imensas desigualdades de renda do país, criam – se formas de isolamento espacial e áreas privadas como os shoppings centers servem como separação dos lugares tradicionais do convívio publico, como ruas e praças. Com o aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas que consequentemente trouxe mais fácil acesso à informação tornou – se mais nítida a percepção das diferenças entre as classes sociais o "rolezinho" tornou – se um meio de protesto, para chamar a atenção, também uma espécie de reivindicação de direitos como cidadão e ser vivo.
O índice de desenvolvimento humano (IDH) e um indicador da qualidade de vida da população de um determinado local e a discrepância das medias entre os países participantes da copa são alarmantes. A Austrália, por exemplo, possui IDH de 0,937, a Costa do Marfim, por sua vez, apresenta media de 0,397.
A maioria dos países europeus que participarão da competição não possuem habitantes analfabetos. Aproximadamente 52% da população da costa do marfim são atingidas pelo analfabetismo. No Brasil, essa media e de 10%. A taxa de mortalidade infantil no JAPAO e de apenas 3