Copa 2014
Sistema e Educação
Definições relevantes
Sistema provém do grego “systema” e significa reunião, grupo, conjunto de elementos inter-relacionados. (Dic. Aurélio)
Para Dermeval Saviani, sistema é a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante. (D. Saviani)
Características básicas de um sistema
Pluralidade de elementos: um sistema não se constitui na unidade isolada, ele requisita obrigatoriamente para a sua formação uma pluralidade de elementos.
Combinação de elementos: a pluralidade de elementos do sistema requer também que haja uma inter-relação/combinação entre esses elementos, ou seja, eles são interdependentes. Ressalta-se que tal combinação deve ser interna e externa.
Intencionalidade: significa a definição clara e inequívoca do que se pretende alcançar (fins ou finalidades). Em síntese podemos afirmar que a característica da intencionalidade representa a bússola orientadora de um sistema.
Representação sistêmica
Vivemos num mundo de sistemas, onde a política, a economia, religião, educação, cultura, etc. representam a pluralidade de elementos que combinado/inter-relacionados compõem o maior dos sistemas, ou seja, a sociedade. Para a teoria sistêmica tecnicamente a sociedade e denominada de macrossistema e sua partes constitutivas são denominadas tecnicamente de subsistema.
Base de sustentação sistêmica
A estrutura sistêmica máxima exige para seu bom funcionamento um conjunto de regras orientadoras, normatizadoras da vida em sociedade. Isso significa dizer que a base de sustentação do macrossistema vem traduzido na Constituição Federal. Nesta mesma linha de compreensão focamos a educação em sua composição formal (escola) e apresentamos como base de sustentação normativa a LDBEN.
Tipos de sistemas existentes no tocante à educação
Sistema educacional: é o