cOPA 2014
As informações de imagens são passadas através de ondas eletromagnéticas (ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico), estas se propagam no espaço, tenha vácuo ou não. Já as informações de som são passadas através de ondas sonoras, que precisam de um meio sólido, líquido ou gasoso para se propagar. Não há nada sendo transportado por ela, somente energia, o mesmo vale para o rádio e a televisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para se propagar, viajando em altíssima velocidade.
Nas emissoras de rádio, existe um circuito elétrico que provoca a oscilação de elétrons na antena emissora, esses elétrons são acelerados e em decorrência desse acontecimento emitem ondas de rádio que se propagam transportando informações da estação até a antena receptora que existe, por exemplo, no radinho de pilha do vovô. As emissoras de TV utilizam esse mesmo princípio para realizar suas transmissões, no entanto as ondas eletromagnéticas que elas utilizam possuem frequências mais altas que as utilizadas pelas emissoras de rádio.
Ondas longitudinais - são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras. Na figura ao lado podes observar que a vibração provocada pela mão, tem a mesma direção da onda (São ambas horizontais).
Ondas transversais - são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda; exemplos incluem ondas numa corda e ondas eletromagnéticas. Na figura ao lado, observas um exemplo onde a vibração provocada é na direção vertical (para cima e para baixo) e a corda desloca-se na horizontal (da esquerda para a direita).
Os estádios da Copa do Mundo de 2014
Arena Fonte Nova
Cidade: Salvador - BA
Capacidade: 54.610
Estádio das Dunas
Cidade: Natal - RN
Capacidade: 44.070
Estádio Castelão
Cidade: Fortaleza - CE
Capacidade: 63.819
Arena Pernambuco
Cidade: São Lourenço da Mata