Copa 2014
Páginas 11 - 12
Professor, veja a descrição da estratégia na página 22 do Caderno do Professor volume 3 (2009).
Para dar continuidade à discussão sobre a duplicação do DNA, organize a dramatização a seguir para representar este processo com os alunos. Esta teatralização vai envolver toda a classe.
Inicialmente, é preciso organizar a classe em seis fileiras de carteiras, numeradas de 1 a 6, com o mesmo número de carteiras e devidamente alinhadas. É possível, também, organizar a sala em quatro ou oito fileiras, vai depender do número de alunos, do espaço e do tempo disponíveis.
A seguir, peça que os alunos escrevam em uma folha do caderno uma letra representando uma das quatro bases nitrogenadas: esta será a identificação de cada aluno. Neste momento, é importante garantir que o número de citosinas seja igual ao número de guaninas e que o número de adeninas seja igual ao número de timinas. Peça que os alunos fiquem em pé na frente das carteiras para que a atividade comece. Os alunos em pé representam os nucleotídeos soltos no núcleo da célula.
A ideia é formar sequências de nucleotídeos (uma fita, cadeia ou hélice do DNA) que serão representadas pelas fileiras preenchidas com os alunos sentados. Depois, forma-se uma dupla-hélice da molécula de DNA e, em seguida, a molécula se duplica.
Situação 1
Comece a atividade preenchendo as fileiras 2 e 3. Para preencher a fileira 2, distribua aleatoriamente os alunos (nucleotídeos: A, G, C, T). Explique aos alunos que eles acabaram de formar uma cadeia de nucleotídeos. Peça, a seguir, que a fileira 3 seja preenchida, e, neste caso, deve-se respeitar a complementaridade das cadeias (A com T;
C com G). Quando as duas cadeias (fileiras 2 e 3) estiverem adequadamente organizadas, explique aos alunos que se trata de uma analogia à dupla-hélice da molécula de DNA, emparelhadas com as sequências complementares. A seguir, explique o processo de replicação