Coordenadas geograficas
Uma estação de coleta de dados metereológicos é um local adequado e bem planejado, que contém um conjunto de instrumentos aptos a fornecerem: a temperatura, a direção e velocidade dos ventos, os volumes de precipitações, o tempo de insolação, a umidade da atmosfera, a capacidade de evaporação etc. Dentre os vários aparelhos de uma estação escolhemos o PLUVIÔMETRO, um aparelho simples, mas muito importante porque é um método rápido e prático de medir o volume de precipitação . O pluviômetro é um recipiente cilíndrico, deve ser instalado 1,5m do solo e a uma certa distância de casas , árvores e outros obstáculos que possam interferir na quantidade de chuva captada.
A unidade generalizadamente adotada para a medida da "precipitação" é o milímetro, subentendo-se que1 mm de precipitação corresponde à altura que se eleva 1 litro de água quando homogeneamente distribuída numa base de 1 metro quadrado. Assim, dizer em que tal região houve uma precipitação de "10 mm", significa dizer que (em média), cada 'metro quadrado' dessa região recebeu '10 litros' de água da chuva.
MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLUVIÔMETRO
_pote cilíndrico
_régua milímetrada
_funil de garrafa pet
_fita adesiva
_tubo metálico para a base
_cimento
_areia
_garrafa pet
CONSTRUÇÃO
_Cortamos a parte superior da garrafa pet, para fazer o funil e o suporte do pluviômetro.
_Fizemos uma massa com o cimento e a areia e colocamos dentro da garrafa pet, e fixamos o tubo metálico.
_ Cortamos a parte superior do pote e fixamos nele o funil, e colamos na parte externa do pote uma régua milímetrada.
_ Agora é só colocar o artefato em um local aberto a 1,5m de altura .
CONCLUSÃO Pela simplicidade da construção de um pluviômetro, fica fácil observar o volume precipitado, seja, de chuva, garoa, orvalho ou neve, orientando quanto o perigo de alagamentos, estudos e projetos para