cooperativas
As cooperativas são sistemas econômicos integradores de pessoas físicas e jurídicas que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento coletivo tanto econômico quanto social. A pioneira nessa ver tende foi a Inglaterra onde um grupo de moradores fundou a primeira cooperativa com o intuito de desenvolverem suas famílias numa economia bastante fechada causada pela revolução industrial. Desde então as cooperativas ganharam o mundo e estão presentes em quase todos os países. No Brasil especialmente, ainda não somos tão engajados nessa economia solidaria infelizmente por uma serie de fatores ainda estamos desenvolvendo o instinto cooperativista, no entanto isso não quer dizer que não existam cooperativas prosperas em nosso território, por outro lado, possuímos cooperativas nas diversas áreas de abrangência com níveis altos de competência e desenvolvimento.
As cooperativas de trabalho são exemplos claros dessa realidade. Buscamos como exemplo a Coopernac, umas cooperativas de trabalho prestador de serviços representantes comerciais, fundada ha 15 anos.
Cooperativismo
Cooperativismo é uma forma de organização que tem como diferencial promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social simultaneamente. Baseado na união de pessoas, sendo este o seu maior capital, o cooperativismo é. Um modelo socioeconômico com referenciais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. Ele visa às necessidades do grupo e não ao lucro, busca a prosperidade conjunta e não a individual. Por sua natureza e particularidades, o cooperativismo alia o economicamente viável ao ecologicamente coreto e ao socialmente justo. (OCB, 201).
COOPERATIVISMO: Vem da palavra cooperação e é uma doutrina cultural e socioeconômica que consagra os princípios fundamentais de liberdade humana, apoiada por um sistema de educação e participação permanente. , surgida na Inglaterra em 1844.
COOPERATIVA Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se