convite
Partícula corresponde ao termo geral, em Física e áreas semelhantes, utilizado para designar uma concentração localizada de massa cujas dimensões mostrem-se desprezíveis em relação às demais dimensões espaciais envolvidas no problema em consideração. Embora um carro não possa ser tratado como uma partícula quando se analisa a colisão entre este e um ônibus, um carro se movendo em uma estrada que conecta duas cidades distantes configura perfeitamente uma "partícula".
A expressão pode ser usada em sentido específico definindo nesta situação uma classe de entes físicos específicos exibindo comportamentos específicos. Tal acepção reduz o conceito de "partícula" ao conjunto de "elementos fundamentais da matéria", por vezes também chamadas de partículas subatômicas. É fácil perceber que esta acepção restringe mas não invalida a acepção anterior visto que em sentido estrito as "partículas" são as menores porções localizadas de matéria-energia conhecidas, e por tal são entes de dimensões desprezíveis frente às dimensões presentes na (quase?) totalidade de problemas que exijam considerações sobre as mesmas. O termo "matéria-energia" figura na definição devido à equivalência entre massa e energia (E=mC²) e ao comportamento dual onda-corpúsculo facilmente verificado para entes com tais dimensões.
O termo partícula deriva do latim particula e significa parte muito pequena, corpo diminuto ou corpúsculo.
Seguindo-se o raciocínio reducionista, esses minúsculos elementos ou "corpúsculos" (se assim podemos nos permitir a definir) estão na base de tudo o que existe no Universo, sendo então entendidos nas teorias associadas como estados específicos fundamentais da matéria e energia.
DESENVOLVIMENTO
Definição
Em física, partícula subatômica/subatómica é a designação genérica daquelas cujas dimensões são muito menores que as de um átomo. Entre as partículas subatômicas/subatómica, existem determinadas denominações, que foram escolhidas para designar