Convite à Filosofia
Campus Poços de Caldas
Responder de forma interpretativa a partir de compreensão própria, evitando-se meras cópias e transcrições textuais. Curso: Período:
Aluno/a (s): I – a) A partir da imagem de Leonardo Da Vinci que abre o texto, interpretar a concepção de ser humano como “sistema aberto”, sugerida pelo autor. b) Relacionar esta ideia de “sistema aberto” aplicada ao ser humano com o papel desempenhado pela filosofia. c) Refletir sobre a citação do filósofo Teilhard de Chardin, extraída do seu livro “O fenômeno humano”. Argumentar concordando ou discordando do autor. d) Desenvolver o conceito de “consciência” aplicado à relação do ser humano consigo, com os outros e com o mundo.
II – a) Identificar os vários modos de consciência apresentados no texto, definindo-os e sintetizando suas características. b) Do ponto de vista filosófico e científico, o que distingue o conhecimento racional dos demais? c) Como o texto analisa a relação entre filosofia e ciência?
III – a) O que é senso comum e como se manifesta? b) Quais os dois sentidos principais do conceito de “ideologia”? c) Comparar as análises filosóficas de Marilena Chauí e Gyõrgy Lukács, sobre a “ideologia” e concluir como a ideologia influencia no pensamento e consciência das pessoas.
IV- a) Que mensagem podemos extrair do poema de Bertold Brecht transcrito no texto (pg.48)? b) O que seria a “Razão Instrumental”? O que diferencia este tipo de razão do racionalismo em seu sentido original? c) Como a Filosofia possibilita a passagem do senso comum ao senso crítico?