Conversores cccc
Figura1.
Para implementar o conversor existem algumas etapas a ser seguidas:
- Dimensionamento dos interruptores;
- Projeto do Indutor;
- Dimensionamento do Diodo;
- Circuito de Controle;
- Especificações do banco de Capacitores; Há três maneiras para fazer a implemetação de um conversor, ele pode ser do tipo Boost, Buck ou Buck-Boost. O conversor Boost opera controlando o fluxo de potência da fonte E1 para a fonte E2 como elevador de tensão, já o Buck opera como abaixador de tensão. O conversor Buck-Boost opera como elevador ou como abaixador de tensão variando conforme a tensão de entrada. Todos os conversores possuem tensão de saída constante.
2 CONVERSOR BOOST O Boost é um conversor elevador de tensão, caracterizado por ter entrada em corrente e saída em tensão. Pode operar no modo de condução contínua ou descontínua, sendo que no primeiro apresenta pouca distorção e é preferencialmente seu modo de operação usual. Pode manter a tensão de saída regulada, sendo utilizado como pré-regulador. Além disso, também é utilizado para correção do fator de potência. São também empregados em em fontes de alimentação e para o controle de velocidade de motores de corrente contínua.
Figura 2. O circuito do conversor tem duas etapas de funcionamento: a primeira etapa consiste quando o interruptor está fechado (chave Ch), está é a etapa de acumulação, o diodo D está inversamente polarizado e pode se desconsiderado. O indutor L é carregado com a tensão E1 da fonte de entrada.
A segunda etapa consite quando o interruptor estiver fechado, fase de