Movimento uniforme circular
Define-se movimento circular uniforme, é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória.
O movimento circular classifica-se, de acordo com a ausência ou a presença de aceleração tangencial. Pode parecer que não, mas é um movimento bastante corriqueiro: ele está presente nos ventiladores, liquidificadores e nas rodas dos automóveis quando se locomovem com velocidade constante.
Objetivo
Ao término desta atividade o aluno deverá ser capaz de: * Identificar o MCU como um movimento periódico * Determinar: * O raio da trajetória R * O período T de um MCU * A frequência f de um MCU * A velocidade tangencial v * A velocidade angular ω
Materiais Utilizados
1 Aparelho rotativo Canquerini
1 Régua centimetrada
1 Cronômetro digital
Fundamentos Teóricos
O movimento circular uniforme é um movimento cíclico, sendo assim define-se o tempo gasto para completar uma rotação (volta) como sendo o período do movimento. Outra grandeza importante é o inverso do período, ou seja, o número de voltas que o corpo completa num dado intervalo de tempo, esta grandeza é conhecida como frequência. A unidade usual - no sistema MKS - para a frequência é o Hertz (Hz), que corresponde a 1 rotação/segundo. Outra unidade muito utilizada é rotações por minuto ( RPM ).
Dada a natureza do movimento circular é conveniente introduzir uma coordenada angular para descrever a posição de um corpo na trajetória (uma reta que passa pelo centro do círculo pode ser usada como