Convergência de redes
Convergir: Tender ou dirigir-se (para o mesmo fim).
É a unificação entre duas ou mais redes de comunicação distintas numa única rede capaz de prover os serviços antes prestados pelas diversas redes.
Um dos exemplos mais comuns é a convergência entre as redes de voz e dados, feita inicialmente através da tecnologia RDSI, e mais recentemente pela tecnologia xDSL. Ultimamente os serviços de voz e dados têm incluído serviços de vídeo e/ou multimídia. Muitos desses serviços não existiam antes de se começar a falar em convergência de redes, pois isso pode-se dizer que já nasceram convergentes como o IPVT .
A oferta combinada de serviços de voz, Internet banda larga e televisão recebe o nome de Triple play, embora esse termo tenha origem no marketing utilizado pelas empresas de telecomunicação nos últimos anos, e seja um modelo de negócio para a comercialização dos produtos, e não uma solução de padronização tecnológica. * RDSI: acrônimo para Rede Digital de Serviços Integrados, tradução alterativa do inglês ISDN (Integrated Service Digital Network), conhecida também como linha dedicada, é um serviço de dados digital de alta velocidade, que permite transmitir grandes volumes de dados, sinais de vídeo e áudio sobre uma mesma linha telefônica, com baixo custo.
* xDSL: o “x” do XDSL é somente um nome genérico, para definir uma família de protocolos que trabalham com o sistema “Digital Subscriber Line”.
A grande vantagem do xDSL em relação às demais tecnologias da conexão por banda larga é aproveitar dos mesmos fios de cobre trançados utilizados por linhas telefônicas digitais comuns. Dessa forma, o sistema abrange uma imensa área de cobertura e dispensa o processo de passagem de novos fios pela parede.
A tecnologia xDSL possui velocidades que variam de 128 kilobits por segundo (kbps) até 24 Mbps, de acordo com a tecnologia utilizada.
* IPVT: o conceito de Internet Protocol Television trata-se de um novo método de transmissão