Contábeis
Iudícibus (2010) define, resumidamente, que o objetivo básico da Contabilidade é fornecer informações econômicas para os mais variados usuários, de forma que propiciem tomadas de decisões racionais. O autor ainda complementa, afirmando que, para alcançar tal objetivo, a mensuração correta dos itens do patrimônio configura-se, talvez, como o ponto mais importante para a apresentação adequada da situação econômico-financeira das entidades.
De acordo com Martins (2000), várias são as formas de se medir o patrimônio de uma empresa, desde o custo histórico, passando pelo custo corrente e pelo valor líquido de realização e chegando ao valor presente dos fluxos de caixa futuros.
Baseando-se nos artigos 261 e 292 do RIR/99, as pessoas jurídicas submetidas à tributação com base no lucro real devem, ao final de cada período de apuração, proceder ao levantamento e à avaliação dos seus estoques: mercadorias, produtos manufaturados, matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado.
De acordo com o artigo 295 do RIR/99, os estoques existentes na data do encerramento do período de apuração podem ser avaliados pelo custo médio ponderado, móvel ou fixo ou pelo custo dos bens adquiridos ou produzidos mais recentemente (PEPS - Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), sendo também admitida a avaliação com base no preço de venda, subtraída a margem de lucro.
Neste comentário daremos ênfase aos principais critérios utilizados para a avaliação dos materiais (mercadorias) estocados na empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
1 Aplicação financeira – Projeção de resgate:
A empresa Solutions Print Comércio de Impressoras Ltda efetuou uma aplicação financeira dia 01/02/2012, para ser resgatada dia 31/12/2012, abaixo demonstração de rendimento mensal:
APLICACAO FINANCEIRA BANCO MSN S/A
DATA HISTORICO VALOR REF. APLICAÇÃO JUROS
01/02/2012 APLICAÇÃO FINANCEIRA NO BANCO MSN S/A, COM TAXAS DE JUROS COMPOSTO PRÉ-FIXADA DE 1,13% AO MÊS COM RESGATE