Contábeis
Os ingredientes usados são: bentone (uma argila modificada), plastificante (que forma aquela película na unha), solventes, nitrocelulose (que é uma resina) e pigmentos.
Os ingredientes devem ser colocados na quantidade certa e no tempo certo. Isso implica diretamente na qualidade do produto.
Como toda "culinária" que se preza, os produtos são escolhidos e testados antes de serem usados. A primeira etapa é a preparação do verniz, aquele que parece açúcar de confeiteiro. Dentro do tacho vão os solventes, o plastificante e a resina. Eles são agitados durante uma hora para que a resina se dissolva e a mistura fique homogênea.
Em seguida, é preparado o anti-sedimentante, que vai impedir que os resíduos do esmalte se depositem no fundo do vidro. São misturados o bentone (a argila) e os solventes. Aí, mais duas horas batendo a "massa" para dissolver bem a argila.
A base para todos os esmaltes é feita com a união de 60% do verniz e de 40% do anti-sedimentante.
Agora, é o momento que o esmalte ganha cor. O pigmento é derramado no tacho, misturando-se aos poucos à base. A última etapa é a filtragem. O esmalte passa por um "coador" de náilon para filtrar eventuais resíduos. Só então ele vai para galões, separados por cor. E, antes de ser envasado, é testado em laboratório. Aí, depois de testado, o produto pronto vai direto para o setor de embalagens.
O esmalte vai para os vidrinhos através de quatro mangueiras. A cada hora, 6 mil esmaltes são envasados.
Para colocar a tampa com o pincel, ocorrem dois processos: o manual, com os funcionários, e o automático, em que as tampinhas já chegam girando e as máquinas fazem tudo.
MITO OU VERDADE
Adicionar formol ao esmalte fortalece as unhas?
Verdade. “Deve-se ter cuidado, pois apenas as farmácias de manipulação sabem a quantidade certa para formular. Procure sempre uma farmácia, lugares especializados, ou busque a indicação da sua manicure de confiança”, alerta a Jacqueline.