Contábeis
Analisam a importância dos conceitos e do processo de convergência na evolução da ciência contábil, bem como a publicação de normas contábeis pelo CPC, avaliando a conceituação básica contábil no Brasil. Também discutida a percepção dos Contadores sobre as características qualitativas das demonstrações contábeis, observando a Resolução CFC 1374/11, sem esquecer da aplicação dos princípios fundamentais da Contabilidade, já que fazem parte de uma nova estrutura conceitual básica em conformidade com os padrões internacionais de contabilidade.
Com o advento da globalização iniciou-se um processo de convergência das normas de contabilidade afim de que informações geradas nesta área pudessem ser usadas e interpretadas em qualquer país do mundo.
O processo de convergência da contabilidade no Brasil para as normas internacionais de contabilidade iniciaram forçosamente, um processo de renovação da contabilidade, obrigando os profissionais da área a se atualizarem, trazendo com isto, uma maior valorização deste importante segmento. Também se observa algum conflito de entendimento entre as normas, havendo discordância de alguns profissionais sobre uma melhoria obtida pela convergência às normas internacionais.
O avanço da informática e da internet propiciou o surgimento de negócios e empresas transnacionais, visto que atualmente é muito fácil fazer ou receber investimentos em ou de qualquer país no mundo. A legislação brasileira busca obter uma melhora na transparência das informações contábeis, facilitando a comparabilidade com os diferentes mercados financeiros, viabilizando investimentos estrangeiros e o fluxo de capitais internacionais, otimizando a comunicação da empresa com seus investidores, sejam nestes nacionais ou estrangeiros.