contábeis
As normas brasileiras de contabilidade são uma junção de regras e procedimentos onde o profissional contábil deve obsevar e submeter-se para o exercício da profissão. Caso o profissional não obedecer a esses padrões o mesmo se sujeita a penalidades previstas nas alíneas de "c" a "g" do art. 27 do Decreto-Lei nº 9.295/46, alterado pela Lei nº 12.249/10, e ao Código de Ética Profissional do Contador.
NBC TA 200 – OBJETIVOS GERAIS DO AUDITOR INDEPENDENTE E A CONDUÇÃO DA AUDITORIA EM CONFORMIDADE COM NORMAS DE AUDITORIA
De acordo com o conselho federal de contabilidade os objetivos do auditor são:
“(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável;
(b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.”
O auditor tem que identificar e avaliar os riscos de distorção mais relevantes, esses riscos podem ser causados por erro ou fraude, a conclusão se da por meio de planejamento e aplicação de respostas apropriadas aos riscos avaliados, após tudo isso, o auditor forma um parecer onde expõe suas conclusões obtidas.
Para a execução de um bom trabalho, o auditor deve observar todas as NBC TAs importantes para a auditoria.ou seja, quando as circunstâncias tratadas nela são existentes na situação específica.É importante o cumprimentos das normas para que se houver algum problema o auditor estará resguardado diante do cumprimento das normas.
NBC TA 220 – CONTROLE DE QUALIDADE DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Para que haja um controle de qualidade na auditoria é necessário que o profissional esteja comprometido com as normas