Contábeis
Este artigo teve como objetivo demonstrar as estratégias adotadas pelos peritos contábeis judiciais, para serem inseridos no mercado de trabalho.
A Norma Brasileira de Contabilidade NBC P 2 define perito como sendo o contador regularmente registrado no Conselho Regional de Contabilidade, que exerce atividade pericial de forma pessoal devendo ser profundo conhecedor por suas qualidades e experiência, da matéria periciada. No entanto, conforme pesquisa realizada pelo autor foi possível concluir que é necessário muito mais que a formação e conhecimento na área para ser bem sucedido na carreira de perito contábil.
O papel de perito contábil judicial é de muitíssima importância, sendo seu trabalho utilizado no auxílio de decisões judiciais ou mesmo seu resultado servindo definitivamente para conclusões de processos judiciais.
Mesmo sendo este um trabalho de grande relevância, o profissional que deseja atuar nesta área, deve, assim como em qualquer ramo de atividade, traçar estratégias para que seu serviço seja “o escolhido” pelo mercado.
De acordo com o artigo, é muito importante que o profissional mantenha contatos com outras pessoas da sua área, através de associações, além de distribuir currículos em cartórios ou diretamente aos magistrados.
Outra forma utilizada para ser inserido no mercado de trabalho, segundo a maioria entrevistada, é iniciar como estagiário de um perito experiente, trabalhando em escritórios da área, participar de fóruns, publicar artigos e estar sempre se atualizando na área através de educação continuada.
Na pesquisa realizada com peritos também foi possível observar que o preço é o fator menos determinante como item para conquistar o cliente, os peritos procuram passar segurança e mostrar a qualidade de seu trabalho para os clientes, que são os itens mais focados pelos peritos, além de observar os fatores éticos, não aceitando trabalhos que não condizem com o