Controle PI
Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina: Controle
Docente: Oscar Alberto Zanabria Sotomayor
Controle do nível e da temperatura em um tanque
Discentes: Mikaelle Lucindo do Nascimento
Thieres da Cunha Lima
Data de Entrega: 12 de Setembro de 2014
São Cristóvão
2014
1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Controlar um processo significa atuar sobre as condições as quais o processo está sujeito afim de que se adquira um objetivo. Daí a se executar uma série de tarefas desde o monitoramento do processo, passando pela atuação sobre ele para se adquirir o controle. Então imaginemos o processo de controle de nível e de temperatura em um tanque. Sabe-se que para que haja o controle de nível deve-se existir o controle sobre a variável que age para que o nível desse tanque seja alterado, que nesse caso é o fluxo.
Quanto maior o fluxo de entrada sobre o tanque, maior a variação do nível o processo estará sujeito. No caso da temperatura, a variável que age sobre a variação dela é a entrada de vapor no tanque que, assim como o fluxo, quanto maior for a entrada de vapor no tanque maior será a variação da temperatura no mesmo.
Se formos analisar o processo em conjunto, sabe-se que o fluxo de entrada também age sobre a temperatura do tanque, então nesse processo não existe uma independência entre as variáveis trabalhadas, uma vez que uma exercerá influência sobre outra.
O problema apresentado tem como objetivo a criação de dois controladores que exerçam o controle de nível e o controle de fluxo do sistema. Esses controladores têm que ser feitos de tal forma a perceber as influencias que as variáveis têm umas sobre as outras. No decorrer desse trabalho mostraremos todas as etapas do processo de execução desse controle.
2. Levantamento da Curva de Carga
O levantamento da curva de carga consiste em encontrarmos a função de transferência do sistema. Como o sistema contém duas entradas e duas saídas,