Controle interno do ativo imobilizado
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROJETO DE PESQUISA: CONTROLE INTERNO DO ATIVO IMOBILIZADO
ITAJAÍ
2011
TEMA: Controle interno do Ativo Imobilizado.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Contribuições obtidas pela utilização do controle interno do Ativo Imobilizado em uma entidade.
PROBLEMA: Que vantagens o controle interno do Ativo Imobilizado pode trazer para uma entidade?
OBJETIVOS
GERAL: Reconhecer a aplicação e uso do controle interno do Ativo Imobilizado em uma entidade, tendo como benefício, a segurança do seu patrimônio.
ESPECÍFICOS:
* Explicar o uso do controle interno do Ativo Imobilizado. * Analisar a forma correta de se aplicar o controle interno do Ativo Imobilizado para que a empresa obtenha êxito pelo uso do mesmo; * Identificar os benefícios que a empresa obterá realizando o controle interno do Ativo Imobilizado.
JUSTIFICATIVA:
Muitas entidades de médio e pequeno porte não utilizam nenhum tipo de controle do seu Ativo Imobilizado. Isto ocorre porque o próprio dono, ou sócios tem um contato diário com muitos de seus bens e afirmam que não há necessidade de um controle pelo uso de sistemas adequados.
É neste sentido que nos motivamos a abordar tal tema, pois, em uma entidade, ter o controle do seu patrimônio é fundamental, evitando assim, maior prejuízo gerado por furtos dentro da mesma.
Reconhecemos que seja importante identificar as modificações ocorridas no patrimônio da entidade, seja ela classificada por sua natureza ou por seu valor. Tais modificações são melhores interpretadas através das informações geradas pela contabilidade. Estas informações possibilitam aos seus usuários, ter conhecimento da situação patrimonial e assim melhor planejar e avaliar para definir as ações a serem executadas. Sendo assim, é essencial a correta identificação e registro dos bens que pertencem à entidade.
A partir deste controle a entidade poderá ter um crescimento