Auditoria do imobiliado
Os bens do ativo imobilizado representam normalmente uma parcela significativa dos ativos de uma empresa. Esses bens têm uma permanência prolongada na companhia, não são destinados à venda e são utilizados na manutenção de suas atividades. Esses ativos são contabilizados por todos os custos envolvidos em sua aquisição, instalação ou para pôr em funcionamento. Em alguns casos, esses custos são acrescidos também de reavaliação, a qual representa a diferença entre o valor de mercado do bem e seu valor contábil (custo corrigido menos a depreciação acumulada corrigida).Os bens do ativo imobilizado são deduzidos da depreciação, e que representa um processo de apropriação de custo e despesa e consequente redução do valor contábil desses bens. A existência da depreciação é devido ao fato de que a maioria dos bens do ativo imobilizado tem uma vida útil limitada, e, de acordo com os princípios contábeis, o valor desses bens deve ser registrado como despesa ou custo nos períodos contábeis para os quais a empresa deles se utiliza. Já os bens imateriais 0020(programas de computador) sofrem amortização e jazidas e minas sofrem exaustão.
2. CONCEITOS
Os seguintes termos são usados neste trabalho com os significados especificados:
Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas.
Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção.
Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual.
Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida util.
Valor especifico para a entidade(valor em uso) é o valor presente dos fluxos de caixa que a entidade espera obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou incorrer