Controle estatístico de processo
Curso Logística Empresarial – UCAM – Agosto de 2001
Prof. Mauri Gerhardt
Prática 1
Vamos supor que você trabalha numa fábrica de sabão em pó, mais precisamente na seção de enchimento das caixas de 1000 gramas ( 1 quilograma ). Você coordena os trabalhos de análise do processo, para que o peso de cada caixa atenda não só aos controles internos do processo, como também às especificações de variabilidade legais impostas pelo INMETRO. O INMETRO é um órgão do Governo Federal, responsável pela fiscalização, entre outras coisas, de pesos e medidas envolvidas nas relações entre consumidores e empresas.
Nessa sua empresa existe uma máquina que enche, automaticamente, 1000 caixas de sabão em pó por dia. É lógico que não há condições de fazer um teste do peso dessas 1000 caixas, diariamente, para não só atender o controle interno do processo, como também aos requisitos do INMETRO.
O INMETRO estabelece que a variação máxima possível de peso, para esse tipo de produto, deve ser de 3%, para mais e para menos.
Para realizar o controle do processo, como você é um(a) “expert”, já fez o curso de Logística Empresarial na UCAM, logo sacou que tinha que retirar uma amostra das caixas envasadas, diariamente, e constituir o que chamamos de “amostra da população”. A fábrica funciona diariamente em 3 turnos de 8 horas, com três equipes de operadores diferentes, com a mesma máquina. O método de amostragem indicou que seria necessário retirar 10 caixas do sabão em pó, por turno, por dia, durante 7 dias. Façamos as contas, então, para sabermos o total de caixas cujo peso será medido para investigação estatística.
Tamanho da amostra : ( 10 caixas / turno ) x ( 3 turnos / dia ) x 7 dias = 210 caixas ; OK ?
Então a amostra foi formada, e as medidas realizadas numa mesma balança eletrônica, aferida pelo INMETRO. Na tabela abaixo estão as 210 pesagens realizadas, por um mesmo analista, numa mesma balança. Lembrar que a máquina do