Controle de umida
POP Nº 01
POP – Versão nº 01
Responsável pela elaboração: Juliana Huppes de Araujo Janete Fridrich
Emitido em:
14/04/2014
Responsável pela revisão:
Revisado em:
14/04/1/2014
Responsável pela aprovação:
Dr.
Aprovado em:
14/04/2014
TÍTULO: Controle de umidade e temperatura do almoxarifado Objetivo:
Definir os procedimentos para o controle de umidade e temperatura do almoxarifado assegurando um controle de qualidade adequado dos produtos.
Alcance:
Farmacêutico
Todos os funcionários da empresa
Estagiários
Responsabilidade/abrangência:
Auxiliar: Responsável pela aferição junto ao aparelho, anotação na planilha e contatar o farmacêutico e manutenção quando necessário.
Farmacêutico: Treinamento dos auxiliares quanto ao uso dos aparelhos, preenchimento da planilha, valores permitidos, plano de ação quando necessário, monitorar o preenchimento da planilha e arquivá-las.
Engenharia clínica: Responsável pela calibração, manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos: termômetro, termo higrômetro e refrigerador.
Manutenção: Responsável pela manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de ar condicionado.
Material necessário:
Termohigrômetro; Instrumento que permite a leitura da temperatura e umidade.
Desumidificador; Aparelho que retira o excesso de umidade de um ambiente através do sistema físico que retira a agua presente do ar. E utilizado para manter a agua relativa do ar em porcentagens consideradas ideais.
Formulário para registro da temperatura e umidade encontrada.
Ar condicionado
Procedimento:
Controle da temperatura do ambiente:
Manter a temperatura do almoxarifado entre 15º e 30ºC (temperatura ambiente) durante todo o tempo. Essa temperatura ambiente é importante para manter a qualidade das matérias-primas e produtos armazenados.
Analisar a temperatura máxima, mínima e a temperatura do momento do almoxarifado diariamente, pelo menos três vezes ao dia: manhã, tarde e noite