Controle de estoque e armazenagem
CONTROLE DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM
Controle de Estoque Armazenagem
Universidade de Pernambuco
Componentes do Grupo:
Anderson Silva
Gustavo Joventino
Héverson Evair
Lucas Correa
Marlon Eguinaldo
Néfi Maciel
Rafael Fernando
Curso: Engenharia Elétrica
Docente: Jurany Travassos
Controle de Estoque e Armazenagem
Atualmente, as empresas necessitam de um maior controle de estoque e armazenagem de seus materiais, para diminuir os danos e consequentemente os prejuízos causados pela má administração. Com o crescente número de itens com diferentes padrões de demanda e características específicas, a complexidade na administração de materiais aumenta devido à necessidade de controle diferenciado.
Armazenagem X Estocagem
Armazenagem
Inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais.
Estocagem
Uma das atividades do fluxo de materiais dentro do armazém e o ponto destinado a locação estática dos materiais. Estocagem é uma parte da armazenagem.
Controle de Estoque
O Controle de estoque surgiu para suprir uma necessidade das organizações de controlar melhor seu material. Antigamente era controlado manualmente através de fichas de prateleiras ou por fichas de controle, inclusive até hoje ainda existem empresas que trabalham com um desses sistemas, assim com o desenvolver das informações e tecnologias a era da informática aprimorou o controle de estoque substituindo os antigos, por informatizado. Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos seja numa indústria ou no comércio. O controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.
Objetivos do Controle de Estoque
Existem quatro razões principais para a manutenção de estoque: para lidar com interrupções ocasionais e não esperadas no fornecimento ou demanda; com a inabilidade de fabricar todos os