Controle de divisão do DNA
Há mais de 50 anos os cientistas descobriram que os genes - as informações que são passadas de geração em geração – são constituídas pelo ácido desoxirribonucleico (chamado
DNA). Este foi descoberto em meados do século XIX por um cientista suíço que em suas pesquisas utilizou leucócitos (glóbulos brancos) obtidos do pus retirado da atadura de ferimentos infeccionados. Com a análise da composição química, ele encontrou no núcleo uma substância desconhecida, rica em fósforo e nitrogênio que denominou nucleína, que logo depois foi denominada como Ácido Nucléico.
O DNA dos cromossomos é quem comanda e coordena todo o processo de divisão celular. Assim, pode-se dizer que ele está completamente relacionado ao processo de reprodução devido à sua capacidade de se duplicar. A reprodução é responsável pela condição de existência da vida na terra, pois ela tem como característica principal a capacidade de produzir descendentes idênticos ou semelhantes a si mesmo. No entanto existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.
Neste trabalho abordaremos o controle de divisão do DNA e a reprodução assexuada, sendo que a abordagem será de modo geral e exclusiva ao tema.
04
2. Controle da divisão do DNA
2.1 Estrutura molecular e funções do DNA
O DNA é constituído por dois longos filamentos enrolados um sob o outro, formando uma estrutura helicoidal. Por isso costuma-se dizer que o DNA é uma dupla-hélice. Cada uma das cadeias do DNA é constituída por milhares de unidades chamados nucleotídeos ligados em sequência. As duas cadeias de dexorribonucleotídeos de um DNA mantem-se unidas por meio de uma ligação de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas.
O material genético precisa executar quatro funções muito importante
Capaz de armazenar a informação genética de um organismo. Com seus milhões de nucleotídeos em uma sequência que é diferente em todas as espécies e em cada individuo, o DNA se encaixa muito bem seu papel.