Trabalho De Biologia Parte 2
1. Introdução
2. Núcleo celular
3. Os componentes do núcleo
4. Importância do núcleo no controle da célula
5. Divisão celular
6. Cromossomos
7. Cromátides-irmãs
8. Estrutura do cromossomo
9. Cromossomos homólogos
10. Cariótipo
11. Cromossomos e genes
12. Conclusão
13. Bibliografia
Introdução
O núcleo celular. É uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula é delimitado pelo emoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: Regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenas as informações genéticas das células.
Núcleo celular
O pesquisador escocês Robert Brown (1773- 1858) é considerado o descobridor do núcleo celular. Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não haviam compreendido a enorme importância dessas estruturas para a vida das células. O nome que ele escolheu expressa essa convicção: a palavra “núcleo” vem do grego nux, que significa semente. Brown imaginou que o núcleo fosse a semente da célula, por analogia aos frutos.
Os componentes do núcleo
O núcleo das células que não estão em processo de divisão apresenta um limite bem definido, devido à presença da carioteca ou membrana nuclear, visível apenas ao microscópio eletrônico.
A maior parte do volume nuclear é ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda um ou mais corpos densos (nucléolos) e um líquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma).
Importância do núcleo no controle da célula
O núcleo é responsável por todas as funções celulares. Principalmente o controle das reações químicas celulares.
É no núcleo das células que está localizado o DNA. E o núcleo tem a função de armazenar todas as informações genéticas.
O núcleo está presente em algumas células contendo o DNA delas, seu tamanho pode chegar a 10 a 22.25 m, e sua